Sobre

O Instituto Marés é uma organização não-governamental (ONG) fundada em 2006 voltada para o desenvolvimento de projetos socioambientais a fim de compreender a complexidade das questões ambientais, suas relações ecológicas, sociais e culturais, e lutar pela conservação e justiça Socioambiental. Temos um berço universitário com ampla experiência em projetos acadêmicos, nossos diretores têm buscado o aperfeiçoamento e a diversificação de sua formação a fim de fortalecer a capacidade técnica e a qualidade reflexiva das ações do Instituto. Dispostos a pensar caminhos em direção a uma ação participativa e integrada, eticamente, nas múltiplas dimensões ambientais (tecnocientíficas, sociais, econômicas, legais, tradicionais, artísticas, etc.) numa posição de igualdade e horizontalidade do saber

Leia o nosso Estatuto

Equipe

Maria Rita Olyntho Machado (Presidente)

É bióloga (2010) e mestre em Ecologia (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência em Gestão de Projetos e Conservação de Manguezais. Nos últimos anos, trabalhou com Gestão de Projetos voltados para a conservação da biodiversidade, incluindo projetos com participação social. Possui experiência em conservação de manguezais, fitossociologia, papel dos manguezais no sequestro e armazenamento de carbono, além de resiliência e vulnerabilidade dos manguezais.

Currículo

Michelle Araújo (Vice-Presidente)

É doutora em Ciências Ambientais, com graduação  e mestrado em Oceanografia pela UERJ. Possui ampla experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química, atuando principalmente na Avaliação, Diagnóstico e Monitoramento da Contaminação por Hidrocarbonetos e esgotos domésticos em ecossistemas costeiros. Desde 2013, contribui tecnicamente no Laboratório de Geoquímica Orgânica Marinha da UERJ e Núcleo de Estudos em Manguezais, com atribuições de gestão e execução de projetos e consultoria ambiental. Atualmente, é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia PPGOCN/UERJ da Faculdade de Oceanografia.

Currículo

Daniel Medina Corrêa Santos (Secretário)

É biólogo (2004) e licenciado em Ciências Biológicas (2017), Mestre em Botânica pela UFRJ (2006) e Doutor em Ciências Ambientais pela UERJ (2015). Professor e pesquisador, leciona e realiza pesquisas nas áreas de ecologia vegetal, conservação da biodiversidade, gerenciamento de áreas protegidas e manejo e recuperação de ecossistemas. Consultor ambiental e coordenador técnico de Estudos e Programas Ambientais.

Currículo

Marciel Estevam (Tesoureiro)

É bacharel em biologia marinha, mestre em Oceanografia pelo PPG-OCN/UERJ (2013) e Doutor em Ciências Ambientais – Meio Ambiente pelo PPGMA/UERJ (2019). Possui experiência em ecologia e conservação de manguezais tendo participado em projetos de pesquisa do Núcleo de Estudos em Manguezais (NEMA/UERJ) em linhas como Caracterização e Grau de Conservação de Florestas de Mangue, Sequestro e Estoque de Carbono e Efeitos das Mudanças Climáticas Globais sobre os Manguezais.

Currículo

  

Brunna Tomaino (Conselho Fiscal)

É bióloga e mestre em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atua desde 2012 como pesquisadora associada, com ênfase em fitossociologia e mudanças climáticas, pelo Núcleo de Estudos em Manguezais. Atualmente é Doutora em Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente/UERJ.

Currículo

Carolina Cardoso (Conselho Fiscal)

É graduada em Ciências Biológicas, com habilitação em Licenciatura (2006) e é Bacharel em Biologia Marinha (2007), Mestre em Oceanografia (2014), pelo PPG-OCN/UERJ e atualmente está em fase final do seu doutorado em Meio Ambiente pelo PPGMA/UERJ. Atua no ecossistema manguezal, é pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em Manguezais/UERJ e também tem experiência com conflitos socioambientais em áreas costeiras, tema de sua tese de doutorado.

Currículo