Reflexo das Marés

reflexo-mares-foto

O Instituto Marés e o Núcleo de Estudos em Manguezais (NEMA – UERJ) promoveram sua primeira exposição fotográfica, intitulada “Reflexo das Marés”.

A idéia da exposição surgiu ao reconhecermos, em meio às fotografias reunidas em 20 anos de trabalhos nos manguezais brasileiros, imagens que refletiam a beleza presente nos processos que buscávamos descrever cientificamente. Tratava-se de um olhar contemplativo, apreciador, que acreditamos ter preconizado nosso impulso de investigação; não o contrário.

Pretendemos apresentar fotografias que verdadeiramente representam o manguezal, certos de que seu potencial intrínseco para conquistar o olhar humano é capaz de, ao mesmo tempo, dissociar a imagem de ambiente sujo, mau-cheiroso e poluído e despertar o interesse por sua conservação.

reflexo das marés é a própria floresta de mangue e toda a vida mantida pelo movimento e a mistura de águas salina e doce; é a inspiração de cada disparo fotográfico até a fotografia impressa e ampliada; é o que nos remete à comunhão com o ambiente; é a intenção maior do Instituto Marés.

Objetivos

  • Apresentar fotografias que retratam diversos aspectos dos manguezais
  • Atrair a atenção dos visitantes para a beleza dos manguezais, dissociando-os da imagem de ambiente sujo e mau-cheiroso que é registrada nos centros urbanos de várias cidades litorâneas do Brasil;
  • Estimular o espírito de conservação dos visitantes;
  • Divulgar a importância e fomentar atitudes mais conscientes para conservação dos manguezais, através de palestras que acontecerão paralelamente à exposição.